deixar seu rosto mais jovem - (tirar algumas dúvidas)



             Lavar o rosto com água fria é um dos segredos
O rosto fica exposto constantemente e não há dúvidas de que, quando bem cuidado, chama a atenção. Para evitar ou amenizar problemas indesejáveis como manchas, rugas e flacidez, é necessário seguir à risca algumas recomendações.


Alimentação balanceada, exercícios físicos e ficar longe do cigarro e das bebidas alcoólicas fazem parte da lista. O uso de filtro solar e a hidratação também são importantes. Para não errar, a dermatologista Carla Vidal responde a sete questões que já devem ter passado por sua cabeça e são fundamentais para a manutenção de um rosto jovem e saudável.

1 - É necessário usar filtro solar em ambientes fechados?
"Sim. Sempre ficamos expostos aos raios solares, como quando estamos próximos a janelas, por exemplo. Além disso, há a própria radiação das lâmpadas fluorescentes". A médica recomenda filtros com FPS 20, no mínimo, além da proteção contra dois tipos de raios ultravioletas (UVA e UVB).

2 - Usar cremes noturnos durante o dia garante o mesmo efeito?
"Não. Os cremes noturnos devem ser usados à noite, pois geralmente contêm ácidos, o que pode levar a reações de fotossensibilidade (sensibilidade à luz) se usados durante o dia". A aplicação fora do período indicado pode causar bolinhas, coceiras, bolhas, entre outros problemas.

3 - Depilar sobrancelhas com cera pode deixar a região flácida?
"Sim. Ocorre estiramento da pele toda vez que o paciente é submetido a este procedimento", explica. A dermatologista recomenda a depilação a laser. "Retirar os pêlos com pinça pode diminuir a área das sobrancelhas, chegando ao extremo de necessitar de transplante de pêlos", complementa.

4 - Os lábios também têm de ser hidratados?
Sim. Assim como a pele do rosto, a boca precisa de cuidados para evitar o ressecamento. "Geralmente, o hidratante vem em forma de bastão e deve ser aplicado várias vezes ao dia". O ideal, de acordo com a profissional, é que o produto contenha fator de proteção solar.

5 - Quanto mais vezes aplicar Botox, melhor é o resultado?
"Sim. O fato de ficarmos sem contrair os músculos por um determinado tempo funciona como se os educássemos. Mesmo quando o efeito do Botox acaba definitivamente, após aproximadamente seis meses, o paciente continua bem e esse efeito vai se acumulando conforme são feitas mais aplicações".

6 - Lavar o rosto com água quente prejudica a pele?
"Sim. A água morna ou quente resseca a pele e pode provocar uma produção exagerada de gordura, causando acne, dermatite seborréica, entre outros problemas". Por isso, lave o rosto e o corpo com água em temperatura ambiente ou fria.

7 - Usar maquiagem todos os dias causa problemas para a pele?
"Não, desde que seja leve. Deve ser oil free (sem óleo na composição), e o mais importante é sempre retirá-la antes de dormir", complementa.

Comentários